domingo, 20 de dezembro de 2009

Fechando o ano! (+ um conselho para um amigo)

Sim sim salabim!!! Faz tempo que eu não escrevo qualquer coisa por aqui! Verdade, mas 2010 está chegando e uma das promessas de ano novo é justamente escrever mais frequentemente no blog. Pensei em prometer que ia escrever toda semana, mas seria tentar dar saltos antes de aprender a andar, então ficamos assim: Prometo escrever pelo menos um texto a cada 15 dias.
Tá aqui, em negrito, para que @s senhor@s cobrem!

Então, meu (provável) último texto do ano é direcionado para um amigo que tem uma personalidade que por várias vezes já o prejudicou e eu, no auge da minha prepotência, acredito que posso ajudá-lo..
O referido amigo, vou chamá-lo de Moe, desde sempre foi um rapaz muito planejador, muito embora ele também aprecie aqueles programas de ultima hora do tipo "Bora?" "Bora!!Fechou!. Como um bom planejador, a maioria dos planos que ele traça para si mesmo e para as coisas de sua vida dão certo, mas o problema é quando os planos envolvem outras pessoas, pois por vezes a coisa sai um pouco do controle, embora na maioria os planos continuam dando certo. Aí está o problema, como a maioria dos seus planos, mesmo com todas as incerteza e contingências do mundo, continuavam a dar certo, o meu amigo Moe nunca chegou a aprender a lidar com as quebras de expectativa.
Mas não é que ele simplesmente não aprendeu a lidar, mas sim que ele realmente fica muito afetado quando algo que ele realmente espera que aconteça, como se tivessem tirado seu chão, e quando isso acontece ele fica deprimido, não sabe o que fazer, aí se fecha em casa, come, vê filmes e elimina todo o resto de sua vida social...
"E qual a utilidade disso num blog?", vcs poderiam me perguntar. O negócio é que lidar com quebras de expectativa e decepções é uma deficiência pra muitos, até porque não é só meu amigo que eh um control freak, planejador e talz.
A grande solução (tambores rufando) é na verdade simples, óbvia, todo mundo sabe, mas é de difícil execução: é só levar a vida de forma mais leve. Ter planos pra tudo pode ser relativamente seguro, mas a sensação da surpresa, do inesperado é o preço que acaba sendo pago. E em relação às pessoas, nem sempre elas vão fazer aquilo que você quer, na verdade é bem raro que elas FAÇAM o que vc quer, mas esse é o legal de interagir...você nunca sabe como vai ser a reação de uma pessoa até que ela reaja e pode ser que não seja aquilo que vc esperava, mas é algo ainda melhor do que o que vc tinha pensado...
Então é essa a mensagem! Take it easy...Deixa a vida te levar um pouco...Espero que vc leia isso aqui H de O. V.! Esse foi pra vc!

Em 2010, estarei aqui de novo, mais ativo, espero! E desejo a todos um feliz natal! Boas festas e que 2010 seja ainda melhor que os anos que se passaram!!

Um abraço sincero a tod@s!!

7 comentários:

ManuBuli disse...

Você escreve bem e concordo com o que vc disse. Muito bom. Quebras de expectativas são realmente dificeis de lidar. Aprendo a conviver com o "corta-coito"(momento risada) frequentemente, aliviando as decepções. É por isso que depois que passa a gente ri, e ri muito, no meu caso. Cada história uma nova surpresa delirante.

Poeta Idealista disse...

Coitado do Moe!
Control freak me lembra a Mônica do Friends!

H. de O.V. = Henrique de Oliveira Vieira?
hauheoihaiuhieu

John, O Lobo disse...

HAUhauhau
Bom, sei que não foi pra mim. Se tem alguém que não trabalha com expectativas sou eu :P

Mas é isso ai, escreva, escreva sempre!

E Feliz Natal!

Comentador Fiel disse...

HUEHUUHUHAHUUHA
NAda, repito, nada dá certo quando depende dos outros.

ps: vou cobrar hein!

DanyZinha disse...

Ah, Henrique, todos nós já ficamos refletindo sobre como lidar com a quebra de uma expectativa! A grande verdade é que não há remédio, posto que o ser humano é incapaz de não criar expectativas quando está realmente interessado em alguma coisa.
Mas não ficar tentando planejar cada passo já ajuda mto, for sure!

Gostei do blog, espero que escreva mais!
Nos vemos nos forrós da vida! hehehe

Enquanto isso, você pode visitar dois blogs! O meu pessoal que é http://danydevaneios.blogspot.com e o meu junto com das meninas la da UnB que é http://cteb.blogspot.com

Espero sua visita em ambos!

bjos

Comentador Fiel disse...

rapaz, já passou esses 15 dias não?

Henrique disse...

Os 15 dias contam do primeiro dia do ano, no caso!